Moto X Brasil



Guia | Lollipop | Guia do Android Lollipop

Nesse Guia vamos te ajudar em como aproveitar bem o Lollipop!

Com a liberação da atualização da mais nova versão do Android algumas dúvidas surgiram visto que, essa versão foi a que mais trouxe modificações, tanto em funções, como visualmente. Esse guia tem como objetivo mostrar um pouco mais do Android Lollipop e esclarecer algumas dúvidas que podem ter surgido logo na primeira vez que você utilizou o sistema.


 1. Material Design

   
    O Material Design é uma alteração visual que foi implementado no Android L. Uma bonita UI (User Interface ou Interface de usuário) que combina as cores dos aplicativos com a barra de status, além de ter trazido cores mais vivas ao sistema, reformulação na maneira como as transições são feitas, alteração no esquema dos ícones, utilização de noções de profundidade e elementos 3D, o que o deixa mais amigável. O Material Design está sendo implementado gradativamente nos aplicativos. Hoje alguns aplicativos já trabalham com essa interface por exemplo os aplicativos da suíte do Google, swarm, twitter e o evernote.


Foto: Aplicativo do Google + Com Material Design.


Esquema Flat dos Ícones:




Noção de profundidade trabalhada na guia Recentes


2. Animações e notificações.


     A alteração não foi somente no design dos aplicativos, animações foram implantadas em todos os cantos do sistema operacional. Para desbloquear a tela, animações, digitar a senha, animações ou seja, quase qualquer coisa que você vá fazer, animações. O que pode ser uma coisa super legal pra uns e super enjoativas para outros, mas temos que admitir, isso dá uma beleza a mais para o sistema.



Vídeo: Demonstração de um pouco das animações do Android L

O sistema de notificações do Android L também foi reformulado. A versão 5.0 começou a trabalhar com o sistema de notificações flutuantes já presentes no Windows Phone e no iOS. Uma mudança que pode fazer você se perder no começo, mas que com certeza foi uma alteração positiva. 

Foto: Notificações Flutuantes (Heads-Up Notifications) no Android Lollipop

 Além disso as notificações também são exibidas na tela de bloqueio.

Foto: Notificações exibidas na tela de bloqueio.

3. Funções Novas
    
    E é claro que além das alterações visuais também foram adicionadas algumas funções novas no Android. 
A Economia de Bateria está de volta a essa nova versão, de uma maneira mais inteligente. Quando ativada reduz os dados de segundo plano (aplicativos como Whatsapp, Facebook Messenger só são atualizados quando abertos), altera o esquema de cores, desliga as animações e diminui o desempenho do processador para economizar bateria.

Foto: Economia de Bateria Ativa.

Uma função não tão nativa assim mas que foi facilitada é a gravação de tela que agora pode ser usada apenas baixando um aplicativo na própria Play Store e antes necessitava de Root. O aplicativo Ilos Screen Recorder, se mostrou eficiente na gravação de tela na nova versão do Android. O aplicativo é gratuito e está disponível aqui.

O Android Lollipop também conta com o Ambient Display: uma função similar a tela inteligente do Moto X que exibe as notificações na tela sem que você precise pressionar o botão de ligar do aparelho porém, não possui sensores que detectam movimentos para exibir as notificações. O Ambient Display liga a tela de 30 em 30 segundos quando tem alguma notificação, o que pode fazer que a bateria se vá mais rápido.

O sistema de criptografia também foi aprimorado e agora a versão 5.0 conta com uma chave de 256k que o torna ainda mais seguro para prevenir invasões e roubo de informações assim como vazamento de dados pessoais.

Fixação de tela: Função que permite que a tela exiba somente um aplicativo, aquele que você fixa na mesma e esse permanece sendo exibido até que o usuário libere a tela.


O Sistema de usuários também é uma função nova muito interessante. Esse permite que você configure mais de um usuário para o mesmo aparelho, cada um com seus apps,  conta do Google, enfim, cada um com o que é seu porém no mesmo aparelho. Existe também o usuário convidado, muito útil para emprestar o celular para aquela tia que gosta de mexer no seu celular a procura de mensagens ou algo do tipo. Quando o celular é colocado no modo convidado nenhum dos seus aplicativos é mostrado, somente aqueles do sistema e os seus dados (fotos, músicas) também são ocultados.



Foto: Sistema de usuários Android 5.0

4. Sistema de interrupções 
      
     Talvez essa tenha sido a alteração que mais deixou os usuários confuso, o sistema de interrupções controla o modo como você será alertado quando receber uma notificação. Ele conta com 3 opções:
 - Tudo: que deixa todas as notificações no volume que você determinar (controle de volume, ou modo vibratório)
Foto: Sistema de interrupções Android 5.0

Prioridade: Onde você decide o que vai te incomodar.


-Nenhum que é o famoso Modo Silencioso (não, ele não sumiu) 




Mas pera ai, você finalizou e não falou aonde que foi parar o desbloqueio facial nessa história.
O desbloqueio facial do Android Lollipop se encontra na aba SmartLock da guia segurança, onde você pode configurar não só quais são os rostos e dispositivos que podem desbloquear o aparelho como também lugares onde ele pode permanecer sem nenhuma senha.


Nota: Eu testei o desbloqueio facial e só funcionou comigo quando a senha definida foi o desenho ou seja, a função não funcionou com pin e nem com a senha alfanumérica.

Bom, com isso terminamos o nosso guia de exploração do Android Lollipop que é a maior atualização já lançada pela Google e que promete ser o início de uma nova era pro Android. E se você ainda continua perdido, não se preocupe, leva um tempo pra gente se acostumar com tudo isso.

Agradecimentos Ao Daniel Justino Alves pelas correções feitas.

Compartilhe isso:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Esse guia foi o melhor que eu já vi, super completo e extremamente explicativo. Meus Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. É possível fazer o downgrade dessa versão para a kit kat no moto x2?

    ResponderExcluir
  3. Como faz p acionar as notificações flutuantes? As minhas não aparecem.

    ResponderExcluir
  4. Como faz p acionar as notificações flutuantes? As minhas não aparecem.

    ResponderExcluir