Moto X Brasil



Entenda as diferenças entre Rom Odex e Deodex

Saiba as diferenças entre Custom Rom Odexada e Deodexada!


Quem se interessa por ROMs customizadas e modding certamente já se deparou com os termos “Odexed” e “Deodexed”. O que eles querem dizer e quais são suas vantagens e desvantagens? Aqui você tem as respostas.

Odexed

No sistema de arquivos do Android aparecem sempre, no caso de uma ROM odexed, arquivos com a extensão “.odex” na mesma pasta dos apps de sistema. Essa extensão significa “Optimized Dalvik Executable File”, e trata-se de componentes terceirizados do framework de cada aplicativo.

Exemplo: na pasta /system/app/ vocês encontram, ao lado do arquivo “Browser.apk”, também o arquivo “Browser.odex”.

Conteúdo de um arquivo .odex

Qual é a função de arquivos como esse? Como já mencionado, neles são terceirizados componentes do framework. Além disso, os arquivos também contêm informações de boot específicas de cada app para o sistema Android. Com isso, bibliotecas de programas podem ser carregadas diretamente (para o cache Dalvik) sem que elas precisem ser descompactadas do arquivo APK pelo sistema.

● Vantagens

-    Os aplicativos iniciam mais rapidamente, porque as bibliotecas importantes já foram carregadas.
-    Os arquivos APK são menores e ocupam menos memória.

● Desvantagens

-    Fica mais difícil fazer o modding, theming e hacking dos aplicativos, porque partes do código são terceirizadas e se encontram fora do APK.
-    Quando se deseja apagar apps do sistema, também se deve apagar o arquivo .odex, do contrário podem surgir erros.
 
Deodexed

No Deodexed não há a terceirização de bibliotecas de programas ou de outros componentes de aplicativos. Tudo se encontra dentro do arquivo APK de um app. Para aplicativos que já existiam numa versão Odexed, cada componente é reintegrado ao APK e definido como novo arquivo que leva o nome de “classes.dex”.

● Vantagens
 
-    É bem mais fácil fazer modding, theming e hacking dos apps, pois todos os arquivos estão dentro do APK.
-    Também é mais fácil apagar apps de sistema, pois apenas o APK precisa ser apagado.

● Desvantagens

-    As bibliotecas de programas não podem ser carregadas de antemão, e isso atrasa o início do aplicativo.
-    Também o processo de boot fica mais lento, pois os conteúdos do APK precisam primeiro ser descomprimidos pelo sistema (um acesso direto não é mais possível).

Ambas as desvantagens são amenizadas, pois com o passar do tempo e com o uso dos aplicativos o cache Dalvik se preenche novamente e lá se salvam temporariamente os arquivos necessários. Tempos de carregamento longos reaparecem apenas quando se limpa o cache Dalvik na Custom-Recovery.
Regra de ouro

Versões do Android que vêm de fábrica têm quase sempre o estado Odexed. ROMs customizadas, por outro lado, são sempre uma versão Deodexed, pois elas se deixam adaptar e personalizar mais facilmente.

Compartilhe isso:

Olhe os comentários

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário